ESCOLAS MUNICIPAIS DE COLINAS REALIZAM CONFERÊNCIA DE MEIO AMBIENTE

A Conferência “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas” é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Ministério do Meio Ambiente que visa atingir escolas brasileiras públicas e privadas, urbanas e rurais, da rede estadual e municipal, assim como escolas de comunidades indígenas, quilombolas e de assentamento rural.

Em Colinas, na última semana, duas escolas municipais realizaram a conferência em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, são elas: U. E. José Bonifácio do Bairro Chapadinha e a Unidade Integrada Maria do Socorro Santos Macêdo do Bairro Sem Terra.

A conferência envolve diversos tipos de atividades como visitas à locais onde existem olhos d’água, produção de vídeos, fotos, maquetes, músicas, entre outras. “Nós temos feito essa parceria com as escolas através de visitas, palestras, plantio de mudas, atendendo todas as solicitações. Tem sido muito produtivo e percebemos uma resposta muito boa nos alunos”, afirma o secretário de meio ambiente Diogo Varão.

As conferências acontecerão em duas fases: Preparatória, com oficinas; e fase das Conferências, com Conferência nas Escolas, Conferência Estadual (São Luís); e Conferência Nacional (Brasília). “Temos a alegria de dizer que em 2008 Colinas foi representada em Brasília com a Escola Maria Moreira que foi contemplada com melhor conferência e melhor aluno”, conta a secretária de educação Maria do Socorro Borba.

A gestora da escola do bairro Sem Terra, Rosane de Sousa, conta que a participação dos alunos foi muito interessante porque houve grande mobilização. “Com esse tipo de atividades nós conseguimos atingir os alunos de um jeito diferente. Todos eles participaram muito ativamente”, declara.

No bairro Chapadinha, dentre outras atividades, alunos e professores realizaram uma caminhada de conscientização e o plantio de mudas de andiroba e ipê nas margens do rio Itapecuru. A gestora Maria Luiza Santos agradeceu e ressaltou que juntos podemos fazer a diferença.

“Achei muito legal, nos incentiva a pensar mais e ficarmos mais conscientes em relação ao meio ambiente e a água”, afirma Milena de Sousa, 14 anos, estudante do nono ano da escola Maria do Socorro Santos Macêdo.